dimanche 13 mai 2007

TAJ MAHAL, AGRA, ÍNDIA


O Taj Maha é um mausoléu situado em Agra, cidade da Índia.
Esta obra foi mandada construir pelo imperador Shah Jahan.
Este monumento é património da UNESCO.

A obra foi feita entre 1630 e 1252, com a força de cerca de 22000 homens, vindos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco, que esse mesmo imperador, mandou construir em memória da sua esposa favorita Aryumand Banu Begam, a quem chamava por Mumtaz Mahal (“a jóia do palácio”).
Ela morreu após dar à luz o seu 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre o seu túmulo, junto ao rio Yamura.

Agra - cidade do estado de Uttar Pradesh na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna . Tem cerca de 1400 mil habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.

Shah Jahan -Foi fascinado pintando e a jóia, porque seu pai Jahangir tinha sido, e as artes finas floresceram sob Shah Jahan como teve em nenhum reino precedente.
Shah Jahan gastou a riqueza incalculável com as suas preocupações: uma vida de facilidade, o prazer, as expedições, expandir o seu domínio e a criação de edifícios comemorativos.
Nas suas estruturas, as tradições Hindu e Islâmica simplesmente não são misturadas mas sintonizadas num formulário resolvido - o contrapeso do ornamento.
Para toda a beleza dos embelezamentos usados no Taj Mahal e nos seus outros edifícios, é a unidade e a harmonia do projecto que é a maior realização de Shah Jahan, fornecendo o toque do revestimento no estilo de Mughal da arquitectura.

Aryumand Banu Begam- Mulher favorita do imperador Shah Jahan, que foi sepultada no mausoléu Taj Mahal. Ela era conhecida por: Mumtaz Mahal, que quer dizer “A jóia do Palácio”.

Yamuna- o rio (conhecido também como Jamuna) é um dos principais rios do norte da Índia, medindo 1.370 km de comprimento. É um dos principais afluentes do Ganges. Nasce na cordilheira do Himalaia e passa pelos estados de Deli, Uttar Pradesh e Haryana, antes de se unir ao Ganges em Allahabad. Deli, Mathura, Vrindavan e Agra encontram-se nas suas margens, pelo que este é um dos sete rios sagrados da Índia, considerado o segundo em termos de importância religiosa.


Pedro Miguel, 8º 1, nº 17

Aucun commentaire: